Lemnbrando que a ultima frase sempre é um link para uma música relacionada ao post.

domingo, 8 de maio de 2011

Mãe!!!!

              
               Nesta vida, se tem uma coisa que eu não posso reclamar e de sentir falta do carinho materno. Durante esses 29 anos (30 só no dia 27 de maio. VIU?!?!) de jornada tive uma quantidade incontável de mães. Além de dona Zirda, de quem falarei "a posteriori", citarei aquelas que se fizeram mais presentes em minha memória.

               Dona Odete. Minha vó querida. Depois de minha mãe, talvez esta seja a mais importante na minha vida. Foi a mãe "emprestada" que surgiu primeiro (Vou tentar citar as mães em ordem cronológica.). Minha vó querida se faz presente na minha vida até hoje. Sempre viva (agora de outra forma) ela norteia muito das minhas atitudes e é uma das pessoas a quem mais tenho medo de decepcionar. Mina vó Odete. A primeira "mãe" que surgiu em minha vida e aquela que sempre estará presente! Te amo muito!! Feliz dia das mães!

               Dona Maria. Logo que eu nasci, minha mãe teve diversos problemas em arrumar uma babá que se adaptasse aos meus caprichos. Dessas babás, a última que eu lembro é de Ivonete. Lembro dela com um lenço amarelo na cabeça, tomando conta de mim enquanto eu andava de velotrol. Ivonete, apesar de me passar, atualmente, uma boa impressão, não pode ser considerada uma "mãe" para mim. Enquanto minha mãe experimentava diversas babás, trabalhava como governanta da minha casa a Dona Maria. Esta ao ver que minha mãe perdia tempo na busca de alguém para cuidar de mim, fez a proposta que veio a mudar a minha vida. Ela sugeriu que minha mãe não contratasse mais alguém e que a função de babá fosse agregada aos seus labores diários. Dai em diante surgiu uma relação que hoje só posso acreditar que foi algo divino em minha vida. Dona Maria cuidou de mim como quem cuida de um filho. Nunca poderei esquecer-me do aconchego que sentia ao pular da minha cama, nas madrugadas, amedrontado por qualquer coisa, e ser recebido no calor da coberta de Dona Maria. Dona Maria marcou a minha primeira infância e se fez presente na minha vida até a minha pré adolescência. Sinto saudade de Dona Maria. A primeira "mãe" sem vínculo familiar que eu tive. Feliz dia das mães Dona Maria!

               Tia Dione. Esta foi minha professora na Escola Moderna de Educação. Estudei sob a orientação de Tia Dione provavelmente na 3ª ou 4ª série do primário, lá pros idos de 1989 ou 90. A forma com a qual tia Dione me tratava e a paciência que ela tinha comigo estão presentes em minha memória até hoje. Nunca poderei esquecer  um dia em que eu estava num evento qualquer no Centro de Convenções em Salvador e ao passar numa praça de alimentação ouvi uma moça, morena e bastante simpática gritar; - Jalbinha, como você está grande! Ao ver quem exclamava, lá estava Tia Dione. Reconhecer-me mesmo depois de muitos anos sem ter qualquer contato só reforça a impressão de que havia um sentimento materno transmitido por meio do ofício de lecionar. Tia Dione foi um grande exemplo em minha vida e me influenciou na simpatia que nutro pela classe dos professores. Feliz dia das mães Tia Dione!

                Marrriiiiiiiiiaaaa. Esta é a governanta atual lá de casa. Ela já havia trabalhado com meus pais antes de eu nascer. Quando da saída de Dona Maria, mais ou menos quando eu tinha uns 12 anos, minha mãe contratou esta figura maravilhosa. Marrriiiiiiiiiaaaa é uma comédia e me aturou na fase mais insuportável de minha vida: a adolescência. Maria trabalha lá até hoje e sempre que eu vou a salvador, ela é a responsável pelas minhas merendas e por meus mimos e caprichos. Para mim o grande destaque de Marrriiiiiiiiiaaaa é o seu bom humor permanente. Até quando Marrriiiiiiiiiaaaa chora é engraçado e não transmite tristeza. Marrriiiiiiiiiaaaa também cuida de mim como quem cuida de um filho. Obrigado por existir e por me aturar! Feliz dia das mães Marrriiiiiiiiiaaaa!

               Tia Sueli. Minha atual madrasta. De má não tem nada. Este anjo apareceu na vida de meu pai e contagiou toda minha família com a sua bondade. Tia Sueli, meu pai e minha mãe formam, atualmente, o "Trio ternura". Esse trio convive em total harmonia e conhecem o mundo todo, juntos. Tia Sueli é o superego de meu pai, em relação a mim. Quando meu pai quer "me apertar" Tia Sueli ajuda a gerenciar a crise. Tia Sueli tem inúmeras qualidades. Ela também tem uma paciência de Jó comigo e com meu filhão. Na casa de meu pai é ela a responsável pelos nossos caprichos. Ela também me trata como filho. Tia Sueli você veio para ficar. Graças a Deus! Feliz dia das mães!

               Dona Odete, Dona Maria, Tia Dione, Marrriiiiiiiiiaaaa e Tia Sueli. Essas são as "mães" que se fazem mais presentes em minhas memórias. Não cometerei a injustiça de falar que são as únicas em minha vida. Sei que outras pessoas me consideram como filho. Não há como citar todas, mas posso afirmar que vejo em cada uma delas um pedacinho de minha mãe. Zildete, Zirda ou Zil, para os intimos.

               Zirda. Minha mãe. Junção das qualidades de todas as outras, minhas e de outros também. Minha mãe (sem aspas) é uma pessoa que tem um papel diferente na minha vida. Ela é responsável pela leveza e harmonia no meu cotidiano. Digo isso porque foi ela quem me ensinou a reconhecer leveza e harmonia como coisas boas. Enquanto meu pai foi o responsável pela educação objetiva (criei agora), minha mãe tratou de me ensinar a enxergar as coisas subjetivas da vida, como a espiritualidade, serenidade, delicadeza. Coisas que não tem regras, mas que devemos cultivar. Minha mãe está tendo papel fundamental neste momento, um pouco complicado, em minha vida. Ela sempre tem o poder de me acalmar e me manter equilibrado. Ela tem o amor de Odete, o aconchego de Dona Maria, a dedicação de Tia Dione, o bom humor de Marrriiiiiiiiiaaaa e o espírito elevado de Tia Sueli. Mas minha mãe tem muitas outras qualidades. Minha mãe, para mim, é a personificação do perdão. A história dela diz isso! Ela não é minha mãe, sem aspas, por se minha mãe natural. É sim, por ser naturalmente a minha mãe. É algo indescritível. Amor de mãe por completo. Amo minha mãe e para ela não desejo só um feliz dia das mães. Desejo toda a felicidade do mundo. Até a minha se for preciso!!!!

5 comentários:

  1. Por estar tao emocionada, nao consigo nem fazer um comentario!!!
    Olha que leio e comento todas as postagens suas, mas esta´pra mim foi demais!!!
    A emoçao aflorou muito forte!!! tb nao podia ser diferente!!1
    Que Deus te abencoe meu filho ,sempre.
    Zil

    ResponderExcluir
  2. Poxa, mano! Você me fez chorar com essas lindas palavras.
    Só tenho a fazer das suas palavras as minhas (no que tange a minha vó, Sueli, Minha mãe e a Mariiia!).
    As outras, parabenizo pelo dia das Mães e agradeço pela paciência, dedicação e mimos que dedicaram a você (mesmo que na infância isso tivesse sido um problema para o meu ciúme). rs

    ResponderExcluir
  3. Tô vendo que ninguem parou para ouvir a música. Escolhi uma música alegre justamente para quebrar um pouco este estado emocional que tomou conta de vocês e de mim também. O som tem relação com o tema e é de um dos maiores gênios da MPB. Bezerra da Silva. Ouçam!!!!

    ResponderExcluir
  4. Comentário de meu pai. Posto aqui, pois ele não tem conta do google e não conseguiu postar no blog.

    "Parabens!Pelo seu evidente crescimento, pela capacidade literária (já reconhecida e consolidada),E PRÁ MINHA GRANDE SATISFAÇÃO:PELO SENSO DE GRATIDÃO, que eu sempre lamento por vc nao evidencia-lo a contento (ao menos para mim).Esta grande satisfação decorre do fato de eu estar sempre procurando contribuir pra sua felicidade e lamentar por vc me deixar com a impressão de ter na lista de defeitos, que não é das maiores, este defeito: MAL AGRADECIDO. Com efeito, para mim quem o é perde grande chance de ser feliz e bem quisto por todos.Este texto evidenciou gratidão e reconhecimento que vc nao verbaliza, infelizmente.Fico feliz e aliviado com isto. Sem duvida todas fizeram por merecer esta gratidão. Vc está sendo justo. Está perfeito e leve o texto. Parabens.O SEU PAI."

    ResponderExcluir
  5. Bimba, adorei o texto. Você surpreendeu quando retratou Zil com extrema fidelidade. Mandou bem! Beijo.

    ResponderExcluir