Lemnbrando que a ultima frase sempre é um link para uma música relacionada ao post.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Quem nos protege?

                A arte imita a vida. Devo admitir que, no caso do cinema, a imitação é tão realista que diversas vezes me faz chorar. Lógico que este choro é aquele choro discreto. (Não fica bem para um homem, policial, ficar se esvaindo em lágrimas.) Mas, sentimentalismos à parte, um filme me fez refletir sobre esta minha condição de policial. Tudo por causa de duas cenas:
  •               As cenas.
               Policial está de folga, consertando a sua moto. De repente alguns disparos de arma de fogo são ouvidos. O policial pega a arma, sai correndo e se depara com o irmão, que estava indo visitá-lo, sangrando ao chão.
               Já no hospital, o Chefe de Polícia diz para um assessor. "Não há contenção de gastos. Mobilize todo policial que estiver de serviço. Mataram um membro da família de um policial de Los Angeles... Quer prioridade maior?!?!?"

  •                A Minha reação.
               Sobre as cenas, tive duas reações. Uma para cada cena.

                                   Cena 1:  
                                                       
               Isso mesmo. Quando vi as reações do policial ao vir o irmão baleado, fiquei chocado. Mas quando deram a notícia do óbito... Pouco me importou as reações do Policial ou de qualquer outro. Eu reagi motivado  por algo chamado empatia. Sobre empatia falarei mais adiante. Mas... minha reação foi me segurar. Me segurar para não chorar. Percebi que apesar de policial... Sou de carne e osso.

                                  Cena 2:
              
 
               Aquele tipo de informação, para mim, soava estranho. Principalmente a frase: "...Mataram um membro da família de um policial de Los Angeles... Quer prioridade maior?!?!?" Imediatamente fiz um Crtl + L (Localizar) em minha mente. Busquei, nos mais remotos arquivos de minha memória, alguma reação semelhante por parte de algum "chefe de polícia" com os quais já cruzei nesta minha jornada de 11 anos de polícia. Sabe qual foi o resultado da busca????????? Uma "tela azul"! Ou seja... Meu sistema travou. Nada encontrei! Em seguida surgiu imediatamente um questionamento. Quem me protege?

               Muito se fala na responsabilidade policial. O policial não pode ser rude. Tem que manter o equilíbrio. Deve agir sempre pautado nas leis e na moralidade. Sobre esta questão legal, levanto uma questão: Se a lei respalda as ações policiais. Se o Judiciário é que homologa e traz para a vida prática os efeitos da lei. Mas se o Judiciário não tem condições de cumprir seus prazos, trazendo a tempo para a vida prática, os efeitos das leis que respaldam as ações policiais. Questiono: Quem me protege?
               Explicando melhor! Se estou por ai incomodando e até prendendo as pessoas que falham perante as leis. Se as pessoas que eu prendo não permanecem presas, pois a ação que o Judiciário deveria fazer para dar respaldo e eficácia à minha prisão não será feita a tempo. Quando elas forem soltas, elas ficarão com raiva do Judiciário ou de mim???? (Não precisa responder! rsrs) Ai você pode pensar: "Mas quem é doido de mexer com a polícia?" Eu também pensaria assim caso aquela minha busca não resultasse em uma "tela azul"(Lembra?) Mas a realidade é bem diferente do filme que eu assistia. Quando um parente de um policial morre, 8 dias depois ele vai trabalhar com a mesma obrigação de manter o equilíbrio. Sabe por quê? Porque a dor do policial tem prazo para acabar. Mas isso não seria tão ruim se o policial soubesse que sua dor é uma prioridade do "chefe de policia". Mas não é! Como respaldar a tempo as ações policiais não tem sido uma prioridade do Judiciário. E ai? Quem me protege?

               Lembra que eu ia falar sobre empatia? Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando eu segurei o choro ao assistir a tragédia familiar do policial na TV. Senti como se o irmão que tivesse morrido fosse o meu. Tentei ter empatia quando vi os nossos legisladores aumentarem seus próprios salários quando afirmavam que não poderiam aumentar o meu pelo fato de terem que conter gastos. Não consegui!
               Vou fazer outro exercício de empatia. Se eu te protejo, prendendo as pessoas que não cumprem as leis. Se essas pessoas não ficam presas (pelos motivos citados  acima). Se essas pessoas põem em risco a minha segurança. Se eu fico ocupado me protegendo por que ninguém me protege. Quem vai te proteger? Fiquei com vontade de chorar outra vez!

               Mas a vida imita a arte! Vamos premiar com um Oscar as UPPs, os projetos de policiamento integrados à cidadania, a PEC 300 (só se for a dos parlamentares)! Vamos fazer isso mesmo sabendo que os atores deste filme estão desprotegidos e podem não atuar mais amanhã.

               Que tal mudar a pergunta que insiste em me atormentar? A verdadeira questão é:
               Quem nos protege?



Dizem que o povo tem a Polícia que merece. Como também sou povo,começo a acreditar que é verdade!!

                 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PAZ!!!

              
                Paz! Esta palavra tem sido a coqueluche do momento. Muitos meios de comunicações tem, principalmente devido aos acontecimentos do RJ, falado em busca de paz. Mas seria a paz algo coletivo ou pessoal?


               Tenho vivido uma intensa "busca pela paz". A medida em que esta busca evolui, percebo, cada vez mais, que para se ter paz; abrir mão e aceitar as contradições são condições imprescindiveis. Abrir mão de uma rotina já estabelecida, de facilidades para ascender sócio-economicamente, de luxo e futilidades, de certas "seguranças" de um mundo totalmente conhecido são exemplos que tenho buscado adotar nesta minha "jornada". Quando abro mão das minhas vantagens. Quando não busco o sucesso à qualquer preço. Quando aceito o fato de não ter sempre razão e principalmente o fato de ter de recuar e mudar de rumo em algumas ocasiões. Ao agir desta forma compreendo as contradições que a vida me impõe.

              E a Paz... onde ela entra nesta história? A paz surge quando estes dois esforços resultam em uma convivência mais branda com as pessoas que lhe cercam. A consciência tranquila por não ter abdicado dos valores morais nos conflitos cotidianos faz com que a verdadeira vitória surja até na derrota. Isso é Paz!

               Lógico que é impossível viver em paz o tempo todo. Mas após o cometimento das falhas (naqueles momentos em que os nervos nos levam para outros caminhos...) Entra no jogo, novamente, a aceitação; dela surge o aprendizado que nos leva à abdicação. Assim o ciclo se forma novamente e a paz, da certeza de que apesar dos erros a intenção é a melhor, volta a reinar no nosso templo de dentro.



Não precisamos de motivos claros para fazer o certo. Para tal basta o resultado: A PAZ!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

29ª Bienal!!

               Minha passagem por São Paulo me rendeu muitas experiências e alegrias. Foi tanta informação que chegar em Salvador e escrever, de pronto, tornou-se impossível. Além do aniversário de Guga (que renderá uma próxima postagem) algo marcou muito a minha estada naquela cidade. A 29ª Bienal de Artes marcou a minha retomada às visitas à casas de artes, museus, teatros e etc.
              Olhar a arte com a mente aberta nos faz passar por diversos processos interiores. Na minha opinião a auto-critica e a aceitação do que é diferente são, dentre estes processos, os mais engrandecedores. Algumas fotografias que irei postar, são de obras que me fizeram refletir sobre as condições que me levaram a cometer certos erros e acertos nesta minha jornada terrena. Consequentemente, logo, compreender os erros alheios e perceber que aquilo que julgava ser errado não era nada além de diferente (ou seja o erro estava em meu pré-conceito) foi algo inevitável. "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

            Quem somo nós para julgar?!?!?

                                          Primeiro a prova do crime!!!!



                                          Olhares!!





                                          O livro de minha vida!


 


                                                    A arte dentro da arte!




                                          Símbolos de minha evolução .:


                                                   


                                          A vida é magnetismo!


                                          Minha irmã, meu filho e meu sobrinho.


                                                    Sem comentários!




Esta sequência é a mais corajosa e que me levou às maiores e mais profundas reflexões. Como seria o mundo sem estes "déspotas esclarecidos"? E quantos outros "quadros" seriam necessários para efetuar uma limpeza completa no mundo?



Como não poderia deixar de ser... Segue a musiquinha deste post.Isto que é música bacana!!!rsrsrs

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para os momentos em que lhe faltam as palavras...!

          Pensei bastante antes de iniciar esta nova viagem. Na realidade... Desde a ultima postagem eu tenho pensado. Vivido. Pensado. Nada concluí! Nenhuma idéia ou inspiração surgiu no vácuo que carrego em cima do pescoço. O que me acalenta é que o universo também é vácuo. Talvez vago, seria a melhor definição. Não para o universo. E ai? Sempre que pensava ter uma idéia surgia a pergunta... E ai? Tudo penso e nada escrevo. Na realidade isso é reflexo do momento. Pouco penso e muito vivo! Penso de problema em problema. Nos intervalos de tempo vivo (curto) as soluções. Minha meta atual é lutar para pensar menos e viver mais. Cuidar para que minha vida (ou o que vivo) não me obrigue a pensar.


Penso, logo desisto!

Penso, logo desisto.
Mas sem entender o que penso, insisto!
Quando não penso...vivo.

Vivo, logo penso.
Se vivo mais e penso menos...venço.
E se não vivo e não penso?

Vivo, desisto, insisto.
Entendo, perco, venço.

Como, eu não sei...
Mas se penso, vivo... logo existo!

(Jalba Santiago dos Santos Segundo)
04 de novembro de 2010



          Quando menos se espera a solução, inspiração, idéia; surge. Assim vou vivendo mais e pensando o necessário!





terça-feira, 26 de outubro de 2010

A mente é dínamo poderoso!

            Sempre temos que pensar positivo. Ficar remoendo os erros e dissabores, só nos levam a gastar energia com questionamentos inúteis. Temos que focar as nossas forças sempre nas soluções. Não nos problemas.

             Hoje sofri as angustias de pais infelizes. Sofri a derrota dos filhos deles como se fosse a do meu filho. Agora... apenas penso no que devo fazer para não estar no lugar deles. Agradeço. Penso e agradeço a Deus. Mas tenho que focar nas soluções. Quando estes problemas alheios se apresentam à mim, é sinal de que não tenho que passar por eles para extrair o seu real aprendizado. Não posso perder a oportunidade que Deus está me proporcionando. Olho para meu irmão no chão. Estendo-lhe a mão, mas não deixo de mirar a pedra que o fez tropeçar! É minha responsabilidade ser feliz e contagiar a todos que me querem bem, com esta felicidade. Só cabe a mim aprender com meus erros! Mas nada me impede de aprender com os dos outros.

              Agora tenho que ter força para seguir viagem!!!


Agora para o deleite do publico feminino de plantão... Segue uma foto do rapaz mais lindo que existe no mundo. (Empatado comigo! rsrsrs)


Agora a música de hoje!!!Mais uma vez... Se liga na mensagem!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"Quem inventou o amor! Explica por favor!?"

              Por que motivo o amor se manifesta de diversas formas? Aos 17 anos, eu tinha uma resposta pronta para esta pergunta. - Sentimento não se define. Se sente!- Isto eu afirmava com a maior convicção, tão somente pelo fato de pouco ter sentido, na vida. Lógico que esta afirmação, naquele contexto, não fazia o menor sentido. (adoro brincar com as palavras!rsrsrs) Como falar de sentimentos se era insensível em minha essencia?

               Hoje as coisas mudaram um pouco. Ainda acredito que sentimento não se define. Para mim existem quatro sentimentos básicos e complementares. Carinho X Raiva e Prazer X Desprazer. Estes sentimentos funcionam como se fossem as cores primárias. Se misturam ou aparecem em intensidades diferentes. As cores podem ser escuras (mais intensas) ou claras (menos intensas)... Ainda neste sentido (ói ai de novo) O "carinho escuro" (mais intenso) seria algo como o amor. A raiva em grande quantidade seria o ódio. O prazer intenso seria o êxtase, já o desprazer intenso seria a repulsa. As combinações de prazer e carinho ou prazer e raiva ou qualquer combinação nas mais variadas quantidades formam este espectro sentimental que nenhum cientista, pai de santo ou psicólogo conseguiu, de fato, desvendar. Só para ficar "mais simples", lembrem que existem ainda as cores infravermelhas ou ultravioletas, que não conseguimos ver! Será que existem os sentimentos ultra-amor ou infra-repulsa?
             
               Como definir? Apenas sinto como enxergo. Apenas posso afirmar que, aos 17 anos eu ainda era "cego". Mas hoje sinto um pouco de tudo. Por sorte minha vida e formação fazem com que eu sempre busque por mais carinho e prazer. Desta forma nesta gigante máquina de equalização gráfico-sentimental, que é a vida, posso afirmar que as cores alegres são mais presentes que os tons de cinza ou os períodos monocromáticos. Se é que vocês me entendem!!!

Assim a música de hoje não poderia deixar de ser esta. Pena que trate de uma "folha em branco"!


Ps.: Só lembrando que sempre ao final das postagens tem um link para uma música legal!!! OK?!?!!?!?

Um abraço J2

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Recordar é viver!

Vou colocar alguns textos que escrevi no blog antigo.


17 de setembro

“Quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas!”

                           Vivemos em uma sociedade marcada pelas inversões de valores e pela exaltação do que é sórdido e desleal. Infelizmente este comportamento está impregnado nas diversas instituições. Todos os dias a imprensa tem noticiado exemplos onde lutar pelo correto, muitas vezes representa sacrificar o bem estar e lutar contra uma corrente social que não consegue enxergar que é a maior prejudicada. Quem age corretamente só recebe críticas e é taxado de otário. Assim passam os dias… Juízes vendendo sentenças, promotores respondendo processos por denunciá-los. Soldados sendo presos por deterem criminosos que conhecem políticos ou “generais”. Professores corrompendo alunos. Diretores protegendo esses professores e até coadunando com suas falhas.
                          Vivemos num mundo onde a administração pública se faz na base da amizade e do pedido. Os princípios da IMPESSOALIDADE, LEGALIDADE, FORMALIDADE; dão lugar ao jeitinho brasileiro, paternalismo e à improbidade. Isso ocorre nas mais diversas esferas. Desde o mal assalariado policial que pede um troco para liberar um veículo irregular em uma abordagem (ou desde o cidadão que oferece a propina ao policial) até os escândalos políticos que viraram rotina em nosso pais. Tudo isso passando por mim e por você que está lendo. Ou você vai querer me enganar afirmando que nunca obteve vantagens impróprias para facilitar sua vida?!?! Infelizmente estamos adquirindo a mania de acreditar que uma besteirinha aqui ou outra ali, não vão fazer mal. Isto se torna mais nefasto ainda quando pensamos assim sendo o agente fiscalizador da ação transgressora. Pior ainda quando para proteger o infrator, colocamos em xeque algum colega que tentava fazer o certo evitando a ação delituosa.
                          Vivemos assim. mas não somos obrigados a coadunar com isso. Devemos, quando for impossível imprimir uma transformação ao nosso redor, efetuar uma transformação no Templo de Dentro. Somos os únicos responsáveis por mudar a nossa consciência. Mudando a si próprio, estará mudando o mundo.
Farras timbalada 001                                                           Pra descontrair!!!!!!!!!!!

                          Depois do desabafo segue a parte boa. Obrigado pelos comentários!!!! Fico feliz por notar que este espaço está servindo para rever grandes amigos e pessoas que marcaram a minha vida. Como não poderia deixar de ser encerarei com um link legal  (sempre ao final e em laranja). Só pra constar… A frase do título é bíblica.

14 de setembro

Batatinha quando nasce
Na panela vira purê
Se a batata está assando
Boto o fogo pra aquecer
Ponho leite misturando
Pra receita aparecer
Queijo ralado e manteiga
Pra fome desaparecer!!!
Receita de Purê!!!

Este poema fiz agora!! Plagiei só o inicio, mas o resto é fruto de uma mente cansada e de uma barriga vazia!!!


Quem quiser visitar o blog antigo o endereço é http://jalba2.spaces.live.com

Contradições. Mundos diferente...

               O bem e o mal, de tão próximo, as vezes se misturam. Como negar que nas aventuras do cotidiano, por mais monótono que tenham sido as horas, maldade e bondade sempre permeiam os nossos pensamento. Esta contradição toma corpo quando, além de pensar, analisamos criticamente o que pensamos. Pior quando os pensamento se transformam em ações. Eis que um carrossel de opiniões e contradições tomam conta de nossa cabeça. Ai, a mesma consciência que nos tranquiliza, nos oprime. Bem. Mal. Certo. Errado. Aventura. Monotonia. Palavras que, apesar dos pontos que a separam, nunca estão isladas ou distantes. Assim somos nós. Paradoxais e contraditórios.Quando temos a convicção de estar certo... surge um melhor caminho. E ai? Sorte que esta angústia de indecisão dura apenas frações de segundos. Por sorte... vivemos sempre, pensamos... só de vez em quando.
              Em minha análise de certo ou errado nada descobri. Mas encontrei um poema de Chico Buarque que retrata bem este estado de espirito.

Fado tropical.
(...)
Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito
Desencontrado, eu mesmo me contesto

Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto
E se o meu coração nas mãos estreito
Me assombra a súbita impressão de incesto

Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadora à proa
Mas o meu peito se desabotoa

E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa
Pois que senão o coração perdoa..."
(...)

Chico Buarque

Para amenizar nossas interrogações, segue a imagem de uma bela paisagem!!! rsrs












E como não poderia faltar: Quereres com erro e tudo!!!


terça-feira, 12 de outubro de 2010

"O mundo começa agora... Apenas começamos...!

               Caso um suspeito se apresente voluntariamente após ter desferido dois disparos contra oura pessoa, sendo que esta pessoa estava indo em sua direção portando uma ama ameaçando atirar.
               Levando em conta que após ter deflagrado os dois disparos o suspeito recolheu a arma daquele que o ameaçava e solicitou a presença do socorro, além de prestar os primeiros socorros.
               Considerando ainda que após ter prestado o socorro e ter se apresentado à Polícia, o suspeito admitiu ter atirado naquele que o ameaçava com uma arma.
               Estando claro que o suspeito tem residência e emprego fixos (trata-se de um funcionário público estadual) e tem ficha criminal totalmente limpa.
               Sabendo, você, que de acordo com o artigo 312 do Código de Processo Penal as regras para a prisão preventiva são as seguintes: " A prisão preventiva é um instrumento processual que pode ser utilizado pelo juiz durante um inquérito policial ou já na ação penal, devendo, em ambos os casos, estarem preenchidos os requisitos legais para sua decretação. O artigo 312 do Código de Processo Penal aponta os requisitos que podem fundamentar a prisão preventiva, sendo eles: a) garantia da ordem pública e da ordem econômica (impedir que o réu continue praticando crimes); b) conveniência da instrução criminal (evitar que o réu atrapalhe o andamento do processo, ameaçando testemunhas ou destruindo provas); c) assegurar a aplicação da lei penal (impossibilitar a fuga do réu, garantindo que a pena imposta pela sentença seja cumprida)." Sabendo também que de acordo com o artigo 314, também do CPP A prisão preventiva em nenhum caso será decretada se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos ter o agente praticado o fato nas condições dos arts. 23, 24 e 25 do Código Penal  - reforma penal 1984, e que o artigo 25 do código penal trata da legítima defesa.
                 Caso tudo isso que acabei de citar ocorra e você fosse o Juiz responsável por julgar o caso. Você acataria um pedido de prisão preventiva?????


                  Pense...

             
                                                             Pense mais...



                   E se você estivesse no lugar do suspeito, ou seja, você dentro de seu carro indo trabalhar, ai sai um desconhecido com uma arma na mão apontando para você. O que você faria se também estivesse armado?
                   Esta nem precisa pensar.

                   Agora, se o suspeito fosse um Policial Militar. Isto faz com que sua resposta mude? (principalmente sobre a primeira questão)
                   Sabendo então que o suspeito é um Policial Militar e que a pessoa que o ameaçava era um Juiz. Isso faz com que a análise dos fatos tenha que ser diferente?
                   Se este Policial Militar fosse eu?????
                   Se fosse um parente seu?????
                   Se o Juiz fosse seu filho você aconselharia a sair apontando uma arma para alguém que não está ameaçado a sua vida??? Ainda que houvesse uma briga de trânsito????????
                   Pense nisso pois Policiais e Juízes estão em toda parte!!!!


                Mudando de assunto


               Eu acredito que não há como se lapidar uma pedra preciosa sem que esta perca alguns pedaços. A lapidação nada mais é que jogar fora o que não presta. Na nossa vida temos, sempre, que nos renovar. Assim... temos que jogar fora "a roupa velha" para que surja espaço para as "roupas novas".  Em minha vida estou jogando fora meus conceitos retrógrados até para que eu possa ver novamente as qualidades das pessoas (salientando que pessoas nunca são novas ou velhas e estas não podemos jogar fora).
               Resumindo: Estou deixando meus defeitos velhos para trás afim de que novas qualidades ocupem este espaço em meu "armário" !!!!
              
                
                Segue uma musiquinha para ilustrar este eu momento!!!!!!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A primeira vez, outra vez!!!!!!!

              "Nada como um Dias atrás do outro!"   Fora as piadas, estou aproveitando a corrente da minha maré para também repaginar meu blog. Logicamente perceberam que eu estou literalmente mudando de blog. Desta forma peço paciência outra vez para que antes de ir direto ao assunto (em ano de eleição temos vários) eu possa me auto ensinar-me a mim próprio, como funciona este blog. Acho que neste aqui a foto da bela carne para churrasco que ficava escondida no outro finalmente irá aparecer!!!
              Usarei este primeiro momento para fazer a devida divulgação da mudança de endereço e para futucar este novo blog. Espero que gostem (ou "guentem")

Aquele abraço!!! J2